03 de Setembro de 2024 11:30:00

Lenda do São Paulo, Gino Orlando completaria 95 anos hoje

Um dos maiores goleadores da história do São Paulo, o ex-atacante Gino Orlando completaria 95 anos de idade nesta terça-feira, 3 de setembro. Com 233 gols em 453 jogos pelo Tricolor, Gino marcou época no futebol brasileiro, sendo fundamental nas conquistas dos Campeonatos Paulistas de 1953 e 1957. O ex-jogador, que faleceu no dia 24 de abril de 2003, deixou um legado inigualável de força, raça e determinação dentro de campo, sendo lembrado até hoje como um dos principais nomes da história do clube.

Conhecido como um centroavante "tanque", Gino era do tipo brigador, que não se intimidava em confrontos com zagueiros e usava sua força física como arma para abrir espaços e balançar as redes adversárias. Em 1960, ele se tornou o primeiro jogador a alcançar a marca de 200 gols pelo clube, um feito histórico que apenas foi superado por Serginho Chulapa em 1982. Mesmo assim, Gino segue como o segundo maior artilheiro do São Paulo, atrás apenas de Chulapa, que anotou 242 gols, e mantém seu nome gravado como o maior artilheiro do Tricolor no Campeonato Paulista, com 142 gols.

Os recordes de Gino Orlando vão além dos números totais de gols. Ele é o maior artilheiro do clube em partidas internacionais (28), jogos no exterior (19), e também detém a marca de mais gols em confrontos contra integrantes do Trio de Ferro — Palmeiras, Corinthians e São Paulo — com 21 gols, ao lado de Leônidas da Silva e Serginho. Seu faro de gol era especialmente afiado nos momentos decisivos, sendo o maior goleador do Tricolor nos minutos finais (22 gols) e nos cinco primeiros minutos de jogo (17 gols), provando que era letal em qualquer situação.

Gino Orlando não foi apenas um grande jogador, mas um símbolo da garra e da paixão que definem o São Paulo Futebol Clube. Gino Orlando permanece imortalizado nos corações dos torcedores, como um dos maiores ícones da história do clube.